segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Yo Me Llamo Cumbia – A História da Cumbia Colombiana

A Cumbia é um gênero musical tipicamente caribenho da costa colombiana que se difundiu por diversos países da América Latina dos quais se incluem Peru, Panamá, Argentina e Chile. Seu nome tem origem no vocábulo africano “cumbé” que significa festa.

Surgida no século XVIII a cumbia é um sincretismo das culturas indígenas, africanas e em menor
Instrumentos típicos da cumbia
escala europeias. Tal mestiçagem é notada logo de cara pelos instrumentos musicais. As maracas e gaitas indígenas e os tambores africano dão vida a esse envolvente ritmo. A dança que acompanha a cumbia também é uma expressão viva da leveza, sensualidade e gingado dos corpos índios e negros da América Latina.

Traje típico dos dançarinos
Seu lugar exato de origem ainda é uma incógnita mesmo entre os pesquisadores mais assíduos sobre o tema, ainda que se saiba que ela é sim caribenha. Uma das cumbias mais famosas e importantes que se tem conhecimento faz referência a várias cidades da costa colombiana como matriz de seu surgimento:
“Yo me llamo Cumbia”: “Yo nací en las bellas playas Caribes de mi país; soy Barranquillera, Cartagenera, yo soy de ahí; soy de Santa Marta, soy Monteriana pero eso sí: ¡yo soy colombiana, o tierra hermosa donde nací!” Mario Gareña
Estátua de Shakira em Barranquilla
Barranquilla, Cartagena, Santa Marta e Montería, citadas na música, são as possíveis localidades para o nascimento da cumbia. Barranquilla é uma das maiores difusoras do ritmo. Situada na foz do rio Magdalena, a cidade natal de Shakira faz sua contribuição com seu famoso carnaval onde a cumbia é a rainha e os bailes lugares certos para os estrangeiros que querem se aproximar da alma colombiana.

Nas suas primeiras décadas de existência a cumbia era executada exclusivamente por instrumentos, as vozes só surgiram nos anos 1930. Uma das vozes mais conhecidas da cumbia colombiana é Totó La Momposina, com gravações
de “El Pescador”, “Dos de Febrero” e a própria “Yo Me Llamo Cumbia”.

Totó la Momposina
A juventude colombiana ainda hoje mantém viva a cumbia com adaptações contemporâneas do ritmo. São notáveis os grupos Chocquibtown, Bomba Estéreo e Ondatropica que misturam o estilo com elementos do funk, hip-hop e até da música eletrônica.

Seja você das antigas ou observador das tendências musicais, baila la cumbia campesina.









Vídeo
Totó la Momposina - Yo Me Llamo Cumbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário