terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A Doçura das Novas Intérpretes da MPB

Mallu Magalhães, Tiê e Clarice Falcão
Nos últimos anos apareceram no cenário nacional cantoras que se assemelham na questão da doçura, delicadeza e suavidade em suas vozes. Para quem está acostumado com as danças frenéticas e cheias de axé de Daniela Mercury e Margareth Menezes, com vozes poderosas como as de Gal Costa e Maria Bethânia, ou ainda com os sambas de raíz eternizados nas vozes de Beth Carvalho e Alcione, chega a ser um espanto se deparar com essas novas intérpretes que fazem muito sucesso cantando suavemente e tocando violão. Uma mistura de Nara Leão com Fernanda Takai. Entre elas estão Mallu Magalhães, Tiê e a debutante Clarice Falcão.
(Os rapazes que seguem a mesma linha como Marcelo Jeneci, Cícero e Silva ficarão para outro dia, hoje o post é sobre elas.)

Todas as três, além de seguirem o mesmo estilo musical que é uma combinação de Samba, Pop e Bossa Nova, tem mais coisas em comum. Elas nasceram em grandes metrópoles (Mallu e Tiê em São Paulo e Clarice em Recife) e são jovens compositoras e cantoras.



Marcelo Camelo e Mallu Magalhães
A primeira a lançar o seu cd, e também a mais nova do grupo, é a Mallu Magalhães. Nascida em 1992
Mallu começou disponibilizar suas composições primeiramente pela internet em meados de 2007. O sucesso foi imediato e logo ela seria convidada a participar de programas de televisão, e seu primeiro disco entitulado "Mallu Magalhães" seria lançado em 2008 pela Agência de Música, que também promove artistas como o seu namorado Marcelo Camelo, Mariana Aydar, Filipe Catto e Gabriel O Pensador.
Logo ao aparecer no cenário nacional Mallu foi comparada com a cantora francesa SoKo, por suas semelhanças física e artística.
Hoje Mallu está mais madura, tanto em suas composições como em sua voz. Formando uma bela dupla com o namorado Marcelo Camelo do Los Hermanos, ela mostra mais segurança nas suas apresentações e videoclipes, mas ainda sem perder a suavidade que lhe é tida como marca registrada.

Tiê
Logo no ano seguinte, em 2009, Tiê lança o seu primeiro disco "Sweet Jardim", embora ela já tenha lançado um EP em 2007, em parceria com o tecladista do Pato Fu, Dudu Tsuda. A paulistana, que é a mais velha do grupo e tem duas filhas, já chegou fazendo muito sucesso, com a sua voz aveludada e composições leves que falam de amor de uma forma completamente nova, além de uma música entitulada "Passarinho" que conta a adorável estória do nome da cantora.
A cantora, assim como a Mallu, também conta com grandes participações, entre eles temos Toquinho, Thiago Pethit e Tulipa Ruiz.
Seu segundo disco saiu em 2011 e se chama "A Coruja e o Coração". O segundo disco conta com mais experimentos, principalmente em relação aos instrumentos e arranjos. Contudo a voz de Tiê continua perfeita para relaxar e namorar.
Mas a Tiê não agrada somente quem gosta de relaxar e namorar dentro de casa. Ela também já cantou para milhões de pessoas quando abriu a Festa de Réveillon na Avenida Paulista e ainda participou de grandes festivais de música no Brasil e no exterior.

Clarice Falcão
Por último, mas não menos importante, temos a pernambucana Clarice Falcão. A Clarice nasceu em 1989 e além de cantora e compositora é também comediante, roteirista e atriz.
O fato de ser comediante e atriz a ajudou na hora de compor as músicas para os seu primeiro disco "Monomania" de 2013. As letras, além de falarem de amor e relacionamentos, também tem um notável toque de humor. Como quando ela canta sobre a sua vontade de se jogar pela janela para cair em cima do namorado feito uma bigorna caindo em um cartoon (desenho animado). Ou ainda quando canta que estava cansada de ser louca sozinha, por isso encontrou um namorado também louco.
Essa irreverência também pode ser vista nas suas apresentações ao vivo e nos vídeos hilários do grupo humorístico Porta dos Fundos que ela faz parte. No elenco temos, entre outros, Fábio Porchat, Rafael Infante, Júlia Rabello, Marcos Veras e Gregório Duvivier, que é seu marido.



RECOMENDAÇÕES
Onde Brilhem os Olhos Seus - Fernanda Takai (2007)


Pitanga - Mallu Magalhães (2011)



Com Açucar, Com Afeto - Nara Leão (1980)

Quelqu'un M'a Dit - Carla Bruni (2003)

Monomania - Clarice Falcão (2013)

Sweet Jardim - Tiê (2009)

Salle Des Pas Perdus - Coralie Clément (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário